Euzinha !!!

Minha foto
" Sou um pessoa comum ... Que está sempre atras da felicidade ..."

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Polenta ...

INGREDIENTES

Polenta básica

500 gramas de farinha de polenta italiana

2 ½ litros de caldo de legumes

30ml de azeite

2 envelopes de açafrão em pó

Sal a gosto


MODO DE PREPARO

Levar a ferver o caldo de legumes, dissolver nele o açafrão em pó e despejar em chuva a farinha de polenta, mexendo sem parar para não formar grumos, de preferência com um fouet - mexedor de arame. A polenta vai encorpar rapidamente, baixar o fogo e mexer sem parar, sempre para o mesmo lado, para que cozinhe sem formar grumos. Após 40 minutos a polenta deve começar a soltar do fundo da panela, momento em que se pode adicionar o azeite, acertar o sal e servir em pratos individuais ou numa gamela de madeira onde se deve cavar o centro e preencher com o molho escolhido.

Para fazer a polenta brustolata reduzir o caldo para 4 e ½ xícaras, esfriar, fatiar em 1 cm e grelhar em grelha listada.

Recheio de radicchio e salame italiano

200 gramas de salame Italiano

½ cabeça de radicchio roxo

2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

¼ xícara de vinho branco seco

Opcional, ¼ de uma cebola média e ½ dente de alho

MODOD E PREPARO

Refogar o salame em tubinhos até que solte um pouco da sua gordura, juntar então o radicchio cortado à Juliana (em tirinhas) e refogar até que murche. Regar com o vinho branco e deixar evaporar um pouco, cozinhando os ingredientes. Por último regar com o vinagre, deixar evaporar um pouco e rechear a polenta, enfeitando com uma fatia redonda de salame e uma folha pequena de radicchio.

Nenhum comentário: